Páginas

quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

CALENDÁRIO DA COLETA DA FREQUENCIA ESCOLAR PARA 2010

Prezados Operadores Municipais do Sistema MEC de Acompanhamento da Freqüência Escolar.

Vamos retomar ao nosso trabalho de verificar se as crianças e jovens beneficiários do Programa Bolsa Família estão freqüentando a escola!
A primeira informação que passamos a todos vocês é o calendário 2010 que abrangerá os seguintes períodos:

Fev/Mar- 19/03 a 29/04/2010- 42 dias
Abr/Mai- 20/05 a 29/06/2010- 41 dias
Jun/Jul- 20/07 a 30/08/2010- 42 dias
Ago/Set- 20/09 a 29/10/2010- 40 dias
Out/Nov- 17/11 a 20/12/2010- 34 dias


A função IMPRIMIR FORMULÁRIO para as escolas tem início na abertura de cada período.
Já o REGISTRO DA FREQUÊNCIA fica disponível no primeiro dia do segundo mês de cada período (abril/junho/agosto/outubro/dezembro), ou seja, após o encerramento do período (bimestre) de abrangência, quando já se pode ter toda a freqüência do período coletada.
Em breve enviaremos a íntegra da Instrução Operacional Conjunta (MEC/MDS/MS) ao Calendário. 2010.
Outras novidades sobre o sistema também serão enviadas em breve.
Bom trabalho a todos, nós e vocês!
CALENDÁRIO DA COLETA DA FREQUENCIA ESCOLAR PARA 2010

quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010

ENCONTRO COM DOCENTES NOS MUNICÍPIOS DE BREJINHO E MONTE DAS GAMELEIRAS NA BUSCA DA MELHORIA DA INFORMAÇÃO DA FREQUENCIA ESCOLAR DO PBF

Foram realizados, em Brejinho-RN e Monte das Gameleiras-RN, dentro da Programação da Semana Pedagógica,destes municípios, dois encontros com professores das redes: municipal e estadual com o objetivo de apresentar o Programa Bolsa Família,suas Condicionalidades e a necessidade da implementação dos Programas Complementares.
O Professor Josafá de Oliveira Rocha, Coordenador do Programa na Secreataria de Estado da Educação e Cultura do RN, falou acerca da importância da utilização da Tabela de Códigos de Motivos e da Fórmula de Cálculo da Baixa Frequencia. A utilização dessas duas ferramentas pelos professores contribuirá significativamente para que os resultados bimestrais da coleta da informação da frequencia escolar tenha um salto na qualidade. Além do que estará sendo disponibilizado dados estatísticos apropriados para a implementação de políticas públicas, nas três esferas de Governo. Tanto na área da Saúde, como Educação e Assistência Social.
Estiveram presentes aos dois eventos também representações das Secretarias Municipais de Assitência Social e Conselhos Tutelares.