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terça-feira, 23 de março de 2010

1ª COLETA DA FREQUENCIA ESCOLAR REFERENTE A FEV/MAR DE 2010

Desde sexta-feira, dia 19 de março de 2010,o Sistema do Projeto Presença está aberto para as seguintes funções:

1. IMPRIMIR FORMULÁRIO com as listas dos estudantes a serem acompanhados em cada escola;

2.ATUALIZAÇÃO DA SÉRIE ESCOLAR;

3.ATUALIZAÇÃO DA ESCOLA(INEP), quando a atualização for feita entre escolas do mesmo município.

IMPORTANTE: A Função \"REGISTRAR FREQUENCIA\", as funções que envolvem alteração da situação do aluno para os novos conjuntos ESI ou INEX e ainda as TRANFERÊNCIAS de alunos entre municípios só estarão habilitadas a partir de 1º de abril de 2010.

sábado, 20 de março de 2010

A ABRANGÊNCIA DO PROGRAMA BOLSA FAMÍLIA E A IMPLEMENTAÇÃO DE PROGRAMAS COMPLEMENTARES

O Programa Bolsa Família não é só o repasse do benefício às famílias, que se encontram em vulnerabilidade social. É acompanhamento, capacitação, inclusão social e geração de emprego e renda. E estas ações devem ser implementadas pelos municípios, pois é a gestão local que tem contato direto com as famílias e conhecem suas fragilidades e potencialidades. Para isto deve-se valorizar a produção, qualquer que seja, por parte das famíias e analizar a viabilidade de elaboração de projetos que capacitem e qualifiquem membros dessas famílias para que possam gerar suas próprias rendas. E, assim, a longo prazo possam se desligarem do Programa, não porque deixaram de cumprir alguma das Condicionalidades, mas por terem sido inseridas no mercado produtivo e/ou de trabalho.
Na área da Educação, os municípios devem elaborar projetos que contemplem as famílias, que tenham membros analfabetos para que sejam incluídos nos cursos de alfabetização de adultos.Outro recurso bastante rico é a utilização das informações do Cadastro Único, que identificam os analfabetos das famílias. E é muito importante que haja a articulação da Gestão Municipal do PBF, com o Programa Brasil Alfabetizado e execute uma das orientações dadas pelo Governo Federal e pela nova ordem socio-política, que é a INTERSETORIALIDADE. A princípio pode ser difícil, pela nossa prática setorializada, mas que se tiver boa vontade surtirá efeito positivo e bastante significativo.

sábado, 13 de março de 2010

BRASÍLIA SEDIA FÓRUM DE CONDICIONALIDADES DO PROGRAMA BOLSA FAMÍLIA

Barbara lobato Olivindo

Representantes dos ministérios do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), da Educação (MEC) e da Saúde (MS) participaram, nesta terça-feira (9/3), de reunião do Fórum Intergovernamental e Intersetorial de Condicionalidades do Programa Bolsa Família. O encontro aconteceu na Esplanada dos Ministérios, em Brasília.

Criado em setembro de 2009, por meio de portaria interministerial, o Fórum é um espaço de debate e de integração entre políticas públicas das três esferas de governo no acompanhamento das condicionalidades, contrapartidas que as famílias devem cumprir para receber a transferência de renda do programa Bolsa Família.

No que se refere à saúde, crianças com até seis anos devem ser vacinadas e estar sob acompanhamento constante, assim como gestantes e mulheres que estão amamentando. Já no tocante à educação, famílias que têm filhos com idades entre seis e 17 anos têm que manter as crianças e adolescentes na escola e comprovar assiduidade. Os compromissos exigidos pelas condicionalidades devem ser cumpridos tanto pelas famílias como pelo poder público, que tem a responsabilidade de garantir o acesso da população às políticas públicas.

A secretária nacional de Renda de Cidadania do MDS, Lúcia Modesto, destacou que o Fórum vai definir e pactuar as ações que posibilitam avanços na agenda de melhoria do acesso das famílias beneficiárias do programa Bolsa Família aos serviços de educação e saúde.

Durante a reunião, foram apresentados planos de ações enviados pelos Estados com medidas para, por exemplo, reduzir o número de crianças e adolescentes com baixa frequência escolar ou identificar o número de famílias em situação de vulnerabilidade com necessidade de um acompanhamento mais complexo. Este acompanhamento – previsto no Protocolo de Gestão Integrada de Serviços, Benefícios e Transferências de Renda – foi um dos destaques do debate.

No caso do Bolsa Família, o Protocolo orienta para o acompanhamento familiar, que deve destinar-se às famílias em descumprimento de condicionalidades. Ao aderirem ao acompanhamento - que deve ocorrer por meio de reuniões e visitas domiciliares – os Municípios podem utilizar o Sistema de Gestão de Condicionalidades (Sicon), ferramenta on line disponibilizada aos gestores para registro da situação geral da família. Além disso, eles devem registrar também os encaminhamentos adotados quando ocorre o descumprimento das condicionalidades. Identificando as vulnerabilidades da famílias e os motivos do não cuprimento das exigências, os Municípios podem adotar providência para que a família se reintegre.

Participaram da reunião a secretária nacional de Assistência Social do MDS, Rosilene Rocha; o secretário de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade do MEC, André Lázaro; e o secretário nacional de Atenção à Saúde do Ministério da Saúde, Alberto Beltrame. O encontro teve ainda a presença de representantes da Casa Civil da Presidência da República; do Colegiado Nacional de Gestores Municipais de Assistência Social (Congemas); da União dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime); do Conselho Nacional de Secretários Municipais de Saúde (Conasems); do Fórum Nacional de Secretários de Estados de Assistência Social (Fonseas); do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed) e do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass).

Rogéria de Paula
Assessoria de Comunicação do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (Ascom/MDS)

sexta-feira, 12 de março de 2010

APRESENTAÇÃO DOS NOVOS CÓDIGOS DE MOTIVOS DA BAIXA FREQUENCIA

Sexta-feira, dia 12 de março de 2010 a Gestão do Programa Bolsa Família de Assu, na pessoa de Eldjara Larissa Cachina, Coordenadora do Programa no município e Uelder Bezerra e Silva, Operador Máster Municipal da Freq. Escolar, este representando a Secretaria Municipal de Educação estiveram presentes à reunião realizada na sede do IBAMA do município com os professores da rede municipal e representações das redes: estadual e particular.
O Encontro teve o objetivo de apresentar a nova Tabela de Códigos de Motivos e a Fórmula de Cálculo da Baixa Frequencia. Além de incentivar os professores a serem sensíveis à realidade histórico-cultural do aluno que é membro de família beneficiária do PBF. E a partir desta realidade encontrar formas de incentivar o estudo desses alunos fora do horário de aulas. O que provocará resultados positivos para a aprendizagem e superação das dificuldades peculiares a este público, que por vezes têm seus pais ou responsáveis analfabetos, semi-analfabetos ou analfabetos funcionais o que dificulta o acompanhamento dos seus filhos ou tutelados para que tenha resultados satisfatórios a nível de aprendizagem.

II ENCONTRO MUNICIPAL DE BENEFÍCIOS SOCIAIS EM GOV. DIX-SEPT ROSADO

A Prefeitura de Gov. Dix-Sept Rosado, através da Secretaria de Assistência Social, realizou ontem, dia 11.03.2010, o II Encontro Municipal do Programa Bolsa Família para conscientização das famílias quanto às obrigações que elas têm.Ao evento estiveram presentes quase 750 pessoas beneficiárias, que fizeram muitos questionamentos aos palestrantes.
Para o evento foram convidados o Prof. Josafá de Oliveira Rocha da SEEC-RN,Irenice de Fátima da Silva da Diretoria Integral de Assistência Social da Gerência Executiva do Desenvolvimento Social do município de Mossoró-RN, Carlos Augusto de Souza, Luís Ârtemis, Niágara Décima e Sidney da Caixa Ecônomica Federal, que discorreram acerca das Condicionalidades do Programa, a importância da atuação da Instância do Controle Social(Conselhos da Assistência Social) e o papel da Caixa Econômica Federal no repasse dos benefícios.
A prefeita Lanice Ferreira se fez presente, juntamente com o Secretário de Assitência Social Itamir Silva e sua Assessora Técnica Roci Cortez, que vem desenvolvendo um trabalho bastante consistente para a boa prática do PBF, no município.
Também estiveram presentes os coordenadores do PBF nos município de Caraúbas e Serra do Mel e a secretária da Assistência Social, deste último município.

sábado, 6 de março de 2010

REUNIÃO COM AS FAMÍLIAS BENEFICIÁRIAS DO PBF, NO MUNICÍPIO DE CAMPO GRANDE-RN

A Gestão do PBF no município de Campo Grande-RN realizou no dia 5 de março de 2010 uma grande e produtiva reunião com todas as famílias beneficiárias do Programa. A finalidade do encontro foi discorrer acerca da necessidade do cumprimento das condicionalidades nas áreas envolvidas, a saber: Educação, Saúde e Assistência Social.
Para o evento foram convidados os municípios circunvizinhos e se fizeram presentes representações das Secretarias Municipais de Assistência Social de Paraú, Upanema e Janduís.
O professor JOSAFÁ DE OLIVEIRA ROCHA, também, foi convidado e falou da importância do Programa Bolsa Família para a emancipação e autonomia das famílias. Falou do trabalho voltado para capacitações com base nas suas fragilidades e potencialidades, efetivando um dos pilares do Programa, que é a implementação dos PROGRAMAS COMPLEMENTARES para qualificação desse público que se encontra em vulnerabilidade social culminando com a melhoria da qualidade de vida dessa parcela da sociedade através da geração de emprego e renda.
A Assistente Social e Diretora da Gerência de Assistência Social no município de Mossoró-RN, IRENICE DE FÁTIMA, esteve presente e deu sua valiosa contribuição aos seus conterrâneos para a melhoria da Gestão do Programa no município.

ENCONTRO MUNICIPAL COM PROFESSORES DE JANDUÍS-RN

Foi realizada, na Câmara Municipal de Janduís, uma reunião com os professores municipais e estaduais da cidade, com o objetivo de conhecerem a Tabela de Códigos de Motivos e a Fórmula de Cálculo da Baixa Frequencia.
O professor Josafá de Oliveira Rocha também falou da importância de despertar em todos a solidariedade e voluntariado, na perspectiva de estimular a formação de grupos de estudos nas escolas, nos bairros. Com esta atitude, certamente, os alunos que estão em defazagem de aprendizagem poderão melhorar seus rendimentos escolares e e solidificarem a idéia de que a Educação é o principal componente para a Quebra Intergeracional da Pobreza.