Páginas

quinta-feira, 26 de maio de 2011

ALTERAR ALUNO PARA ESI E INEX

O MEC, através da SECADI/Projeto Presença/QUADRO DE AVISOS, avisa a todos os OPERADORES MÁSTERES MUNICIPAIS, que a ação de alterar a situação do aluno para ESI (Escola sem INEP na Base do Sistema) ou para INEX(Inexistência de Oferta de Serviços Educacionais...) só estará disponível a partir de 1º de junho/2011, quando o SISTEMA do Projeto Presença, também, abrirá para "REGISTRAR FREQUÊNCIA", referentes aos meses de abril e maio/2011.

terça-feira, 24 de maio de 2011

IV ENCONTRO ESTADUAL DOS OPERADORES MÁSTERES MUNICIPAIS DO RIO GRANDE DO NORTE

Acontecerá dia 30 de junho de 2011, das 8hs às 17hs, no Auditório Profª Angélica Moura, na Secretaria Estadual de Educação e Cultura do Rio Grande do Norte, no Centro Administrativo Estadual, O IV ENCONTRO ESTADUAL DOS OPERADORES E OPERADORAS MÁSTERES MUNICIPAIS e dos COORDENADORES AUXILIARES ESTADUAIS, que atuam nas Diretorias Regionais de Ensino.
O Evento contará com técnicos da SECAD-MEC, que trabalha com o Acompanhamento da Frequência Escolar do Programa Bolsa Família.
Serão abordados e discutidos temas como a ATUAÇÃO DOS OMM, na busca dos alunos não localizados; utilização da TABELA DE CÓDIGOS DE MOTIVOS pelos professores; intersetorialidade; análise de RELATÓRIOS GERENCIAIS e BAIXA FREQUÊNCIA e FUNCÕES OPERACIONAIS DO SISTEMA DO PROJETO PRESENÇA e, por fim, a elaboração de uma proposta de atuação junto às escolas de todas as redes dos respectivos municípios.
É por demais importante que os prefeitos, secretários da Educação e da Assitência Social, disponibilizem condições para para o deslocamento dos 167 OMM dos nossos municípios.

quarta-feira, 18 de maio de 2011

LINK PARA ACESSO À WEBCONFERÊNCIA DO DIA 20.05 - SEXTA-FEIRA

Conforme nos comprometemos ontem estamos postando o link para todos acessarem a webconferência, que acontecerá às 10:00hs do dia 20.05.2011 - sexta-feira.

Ei-lo:http://portal.mec.gov.br/transmissao/?secao=secad

terça-feira, 17 de maio de 2011

ATENÇÃO OMM - OPERADORES MÁSTERES DA FREQUÊNCIA ESCOLAR

Estará sendo realizada no dia 20 de maio, às 10hs, a SEGUNDA WEBCONFERÊNCIA 2011.

Estarão em pauta a utilização da TABELA DE MOTIVOS DA BAIXA FREQUÊNCIA - com ênfase ao Motivo 59 - e ainda informações sobre o ANDAMENTO DAS AÇÕES RELACIONADAS à Instrução Operacional 008/2011. O Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome estará presente, nesse evento virtual.

A sua participação é importante e poderão enviar questões para o e-mail frequenciaescolar@mec.gov.br . As questões também poderão ser enviadas durante a transmissão. Enquanto acontece a webconferência haverá um bloco interativo abordando e respondendo às questões enviadas durante a transmissão.

Logo que o MEC disponibilizar o link para acessar a transmissão estaremos postando aqui no BLOG DA FREQUENCIA ESCOLAR DO PROGRAMA BOLSA FAMÍLIA.

É muito importante que todos participem, inclusive diretores escolares apoios pedagógicos e professores.

sábado, 14 de maio de 2011

PARA UMA BOA GESTÃO DO PROGRAMA BOLSA FAMÍLIA

É duro, mas se faz necessário lembrar: para que, realmente, o Programa Bolsa Família alcance o seu objetivo maior, que é a emancipação e autonomia das famílias que se encontram na linha da pobreza e da extrema pobreza, faz-se necessário que os municípios "arregassem-as-mangas" e trabalhem efetivamente na elaboração e execução de projetos levando em conta as potencialidades e fragilidades dos membros adultos desses núcleos familiares.
Sem a iniciativa e a ação municipal será em vão o esforço da Gestão Federal, em colocar como prioridade a erradicação da extrema pobreza do Brasil.
Assim, para que uma família que está na base do Cadastro Único, no menor município brasileiro, e que a prefeitura através da secretaria municipal de assistência social, elaborou um projeto de capacitação para produção de cerâmica, de artesanato, produção de gêneros alimentícios, criação de animais, produção do vestuário etc, com certeza isto terá um impacto muito significativo para a quebra intergeracional da pobreza, desses grupos envolvidos.
No entanto, se percebe que paralelo a esta ação - a capacitação - se faz necessário o monitoramento e acompanhamento, quanto à gestão e produção e venda dos gêneros, serviços e bens, pois muitos desses cidadãos e cidadãs, sequer têm noção alguma de administração.
Poderemos colocar como exemplo a situação de assentados da Reforma Agrária, que ao receber um lote de terra e não tiver as condições financeiras e técnicas para o manejo e condução da produção, de nada adiantará, pois quando se derem conta que são incapazes de conduzirem seus sítios, venderão e irão embora. Do mesmo modo acontece com muitas das famílias beneficiárias do PBF, que mesmo sendo capacitadas, mas não sendo incentivadas a produzirem e venderem seus produtos tão pouco valeu a capacitação.

MOMENTOS DO VI ENCONTRO NACIONAL DOS COORDENADORES DA FREQUÊNCIA ESCOLAR DO PBF

Da direita para a esquerda: Conceição Zotta, Marcos Maia, Mauro Barros e Leila, todos da SECAD-MEC

Todos os participantes do VI Encontro Nacional dos Coordenadores Estaduais da Frequência Escolar do Programa Bolsa Família

Josafá Rocha(RN), Catia Brelaz(PA), Idalmo(DF) e Cláudio Mendonça(RN)

Josafá Rocha(RN) e Valesca Naime(MS)
Marcos Maia e Conceição Zotta da SECAD-MEC

Da esquerda para a direita: Joana(CE), Cláudia(CE), Josafá Rocha(RN), Fátima(AL), Gilvânia(SE) e ao fundo Cláudio Mendonça(RN).
Coordenadores Estaduais da Frequência Escolar do PBF presentes ao VI Encontro Nacional.
Ao centro Cláudio Mendonça, Coordenador Auxiliar e o prof. Josafá Rocha Coordenador da Freq. Escolar, ambos do Rio Grande do Norte.

VI ENCONTRO NACIONAL DOS COORDENADORES ESTADUAIS DA FREQUÊNCIA ESCOLAR DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES EM VULNERABILIDADES

Nos dias 10 e 11 de maio de 2011, aconteceu o VI Encontro Nacional dos Coordenadores Estaduais da Frequência Escolar de Crianças e Adolescentes em Vulnerabilidades, na Sala Cecília Meireles, no CNE- Conselho Nacional de Educação, em Brasília-DF.
Durante os dois dias foram debatidas questões como:
  • Estratégias para sensibilizar e mobilizar escolas;
  • O uso da informação para referenciar ações políticas;
  • Busca ativa dos alunos "não localizados";
  • Estratégias de concretização dos comitês municipais.

Estes tópicos estão colocados como desafios para a Gestão 2011/2014 e Marcos Maia - Coordenador Geral de Iclusão Escolar foi o palestrante.

Conceição Zotta discorreu sobre o Relatório Final consolidado no V Encontro Nacional, realizado, em novembro de 2010 e, também, com todos os presentes, fez reflexões sobre o papel, perfil e atribuições do Coordenador Estadual.

As novas funções e abrangências de acesso ao Sistema Presença foram apresentadas e discutidas por Mauro Barros; Jânio Lima do MDS falou acerca do SIGPBF-sicon e da necessidade de acesso pela Educação e Saúde para visualizarem as funções do Sistema, que serão de muita importância para a boa gestão municipal e estadual.