segunda-feira, 31 de maio de 2010
III ENCONTRO ESTADUAL DOS COORDENADORES MUNICIPAIS DA CONDICIONALIDADE DA EDUCAÇÃO
NO DIA 17 DE JUNHO DE 2010 ACONTECERÁ O III ENCONTRO DOS OPERADORES MÁSTERES MUNICIPAIS DO RIO GRANDE DO NORTE. O EVENTO ACONTECERÁ NO AUDITÓRIO PROFª ANGÉLICA MOURA NA SECRETARIA DE ESTADO EDUCAÇÃO E CULTURA-SEEC-RN, DAS 8HS ÀS 17HS. O OBJETIVO É DESPERTAR A TODOS SOBRE A NECESSIDADE DE ARTICULAÇÃO JUNTO A PROFESSORES, DIRETORES E APOIOS PEDAGÓGICOS PARA QUE SE ENVOLVAM NA PERSPECTIVA DE SUPERAÇÃO DAS DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM DAS CRIANÇAS E ADOLESCENTES BENEFICIÁRIOS DO PROGRAMA BOLSA FAMÍLIA.
COLETA DO 2º PERÍODO DE 2010
A coleta da frequência escolar dos estudantes beneficiários do Programa Bolsa Família, referente aos meses de abril/maio de 2010 começou em 20 de maio com a disponibilização da função “IMPRIMIR FORMULÁRIO” A partir de amanhã, dia 01/06, o sistema ficará aberto para o registro dos dados de frequência com a disponibilização da função “REGISTRAR FREQUENCIA”. O prazo para encerramento se expirará em 29/06/2010 as 23h59.
sábado, 29 de maio de 2010
REUNIÃO EM LAGOA DE PEDRAS-RN
Muito gratificante as reuniões realizadas, no município de Lagoa de Pedras-RN, no dia 28 de maio de 2010. Na parte da manhã foi realizada a reunião com todos os segmentos das áreas envolvidas na gestão do Programa Bolsa Família daquele município; na parte da tarde a reunião foi realizada com as famílias beneficiárias. Durante a palestra o professor Josafá Rocha se colocou como exemplo vivo de que a Educação é mais do que importante para a emancipação e autonomia das famílias e crescimento individual dos seus membros.Ele lembrou que filho de família pobre, de pai agricultor e mãe costureira da cidade de Patu-Rn, era sempre incentivado a estudar. Ele lembrou ainda das dificuldades que vivenciavam naquele tempo e, na época de seca e escassez de clientes de sua mãe, ele e sua irmã saíam vendendo calções feitos com retalhos que sobravam das costuras. E com o dinheiro a mãe orientava para que comprasse arroz-da-terra, feijão-de-corda e um pedaço de carne para fazerem rubacão! A realidade dele, portanto, era igual à realidade das famílias pobres ou extremamente pobres beneficiárias do Programa. E o incentivo de seus pais, mesmo semi-analfabetos, foi extremamente importante para que ele se formasse e melhorasse sua qualidade de vida e a dos seus familiares.
Encontro com PROFISSIONAIS e BENEFICIÁRIOS do PBF, em Lagoa de Pedras-RN
Dia 28 de maio de 2010 aconteceu em Lagoa de Pedras-RN, O I Encontro com todos os envolvidos na gestão, articulação e execução do Programa Bolsa Família. O prof. Josafá de Oliveira Rocha, Coordenador Estadual do PBF na Educação-SEEC-RN foi o palestrante, que discorreu sobre a filosofia do programa e suas condicionalidades. O principal objetivo do professor com sua fala foi o de desfazer a visão de alguns que entendiam o Programa como mero instrumento de assistencialismo. Foi entendido por todos que o programa tem como principal objetivo, a emancipação e autonomia das famílias, que se encontram em vulnerabilidades. No entanto faz-se necessária a atuação na implementação dos Programas Complementares para a capacitação e monitoramento de membros familiares, que tenham ou não potencialidades identificadas na produção de gêneros alimentícios, artesanatos ou serviços.
A reunião com professores, diretores, apoios pedagógicos; operador do cadastro único; coordenadora da saúde e conselheiros tutelares foi realizada no Espaço Cultural "O SOBRADO" e teve sua realização na parte da manhã. Nesse mesmo espaço, na parte da tarde o professor realizou uma grande reunião, com cerca de 800 representantes das famílias beneficiárias e falou da importância da Educação para a melhoria da qualidade de vida e dos compromissos na saúde e na assistência social.
A reunião com professores, diretores, apoios pedagógicos; operador do cadastro único; coordenadora da saúde e conselheiros tutelares foi realizada no Espaço Cultural "O SOBRADO" e teve sua realização na parte da manhã. Nesse mesmo espaço, na parte da tarde o professor realizou uma grande reunião, com cerca de 800 representantes das famílias beneficiárias e falou da importância da Educação para a melhoria da qualidade de vida e dos compromissos na saúde e na assistência social.
sexta-feira, 28 de maio de 2010
sábado, 15 de maio de 2010
ESTE TEXTO É PARA OS GOVERNADORES E PREFEITOS
O Programa Bolsa Família tem contribuído para a melhoria da qualidade de vida das famílias que se encontram em vulnerabilidades sociais. No entanto, percebe-se a necessidade de que os nossos gestores majoritários, tais como governadores e prefeitos se apropriem da filosofia do Programa. Será exatamente esse passo que irá provocar toda a diferença na gestão estadual e municipal. Isto em virtude do conhecimento local das fragilidades e potencialidades, que se observadas e atacadas de modo a agir intersetorialmente com qualificações e monitoramento, teremos famílias gerando seus próprios negócios e, portanto, renda.
Essa intersetorialidade não se deve ser pensada somente entre as 3 áreas envolvidas: educação, saúde e assistência social. É muito mais amplo. A começar dentro das próprias áreas; faz-se necessário, que os programas e projetos da Educação, por exemplo, se articulem entre si e ataquem as peculiaridades e fragilidades das famílias, que histórico-culturalmente não vêem e valorizam a escolarização como o principal meio para a inclusão social. E sabe-se que o fato dos membros dessas famílias serem analfabetos, semi-analfabetos ou analfabetos funcionais contribui grandemente para que os resultados escolares dos seus filhos ou tutorados, não sejam adequados, pelo fato de não terem a convicção de que a educação é o principal meio para a quebra intergeracional da pobreza. E, na grande maioria das vezes, a criança e adolescente não tem a orientação para estudar as matérias que são repassadas na escola, provocando a defasagem de aprendizagem e, como resultado, a evasão, o desestímulo e/ou a reprovação.Neste caso específico para o reforço escolar, é imprescindível que seja criada a cultura, nessa clientela do PBF, de se formar grupos de estudos entre esses alunos.
Assim, por extensão se faz necessário que a articulação comece, inicialmente, entre as necessidades de cada área e, num segundo momento, se extenda para todas as outras áreas. Crando, assim, a tão sonhada intersetorialidade.
Mas para isto é necessário, volto a enfatizar, a vontade política dos governos, que certamente, orientarão seus secretários, inicialmente das 3 áreas envolvidas diretamente na gestão do Programa, com vistas à extensão e adesão de toda a estrutura governamental.
Essa intersetorialidade não se deve ser pensada somente entre as 3 áreas envolvidas: educação, saúde e assistência social. É muito mais amplo. A começar dentro das próprias áreas; faz-se necessário, que os programas e projetos da Educação, por exemplo, se articulem entre si e ataquem as peculiaridades e fragilidades das famílias, que histórico-culturalmente não vêem e valorizam a escolarização como o principal meio para a inclusão social. E sabe-se que o fato dos membros dessas famílias serem analfabetos, semi-analfabetos ou analfabetos funcionais contribui grandemente para que os resultados escolares dos seus filhos ou tutorados, não sejam adequados, pelo fato de não terem a convicção de que a educação é o principal meio para a quebra intergeracional da pobreza. E, na grande maioria das vezes, a criança e adolescente não tem a orientação para estudar as matérias que são repassadas na escola, provocando a defasagem de aprendizagem e, como resultado, a evasão, o desestímulo e/ou a reprovação.Neste caso específico para o reforço escolar, é imprescindível que seja criada a cultura, nessa clientela do PBF, de se formar grupos de estudos entre esses alunos.
Assim, por extensão se faz necessário que a articulação comece, inicialmente, entre as necessidades de cada área e, num segundo momento, se extenda para todas as outras áreas. Crando, assim, a tão sonhada intersetorialidade.
Mas para isto é necessário, volto a enfatizar, a vontade política dos governos, que certamente, orientarão seus secretários, inicialmente das 3 áreas envolvidas diretamente na gestão do Programa, com vistas à extensão e adesão de toda a estrutura governamental.
sexta-feira, 14 de maio de 2010
SEMINÁRIO INTERSETORIAL DO PBF DA REGIÃO NORDESTE: CE, MA, PB, PI e RN
Foi realizado nos dias 12 e 13 de maio de 2010, o IV Seminário Intersetorial das Condicionalidades do Programa Bolsa Família. Nessa nova rodada de seminários pelo Brasil, a Região Nordeste foi dividida em dois grupos I e II. No grupo I estiveram presentes os Estados do Ceará,Maranhão,Paraíba, Piauí e Rio Grande do Norte, com representações dos municípios maiores e as coordenações estaduaais, das áreas de saúde, educação e assistência social.O grupo II estará se reunindo em Salvador.
O objetivo dos seminários é incentivar e articular Ações Intersetoriais, que contribuam para a emancipação das famílias do PBF.
O objetivo dos seminários é incentivar e articular Ações Intersetoriais, que contribuam para a emancipação das famílias do PBF.
sexta-feira, 7 de maio de 2010
Através do CRAS de Riacho da Cruz-RN, a Prefeitura do municpio, na busca de qualificar para emancipar as famílias do Programa Bolsa Família, ministrou um curso de arte em argila e o blog da Condicionalidade da Educação divulga como prática exitosa. E incentiva para que a Gestão do PBF incremente maior produção dessa arte, que certamente irá aumentar o número de produtores e, consequentemente, muitas famílias se emanciparão e sairão do Programa por terem se tornado autônomas.
RIACHO DA CRUZ-RN E O EXEMPLO DA FAMÍLIA QUE DESCUMPRIA A CONDICIONALIDADE DA EDUCAÇÃO
Foi realizada no dia 07.05.2010, na Câmara dos vereadores de Riacho da Cruz-RN, uma reunião com os Agentes Comunitários de Saúde, Diretores, Apoios Pedagógicos e Professores. O objetivo da reunião foi o de esclarecer dúvidas ainda existentes sobre a filosofia do PBF e o cumprimento das condicionalidades pelas famílias e pelas três esferas de governo.
A profª Fátima Araújo, diretora da Escola Municipal Camila de Lellis interveio e colocou uma situação bastante pertinente para o momento, que foi a mudança de comportamento de um aluno que contribuiu para que o benefício da família fosse bloqueado. Essa mãe ficou impossibilitada de comprar o lanche matutino da família pelo fato do filhinho ter faltado à escola. Acontece que toda manhã o lanche era comprado com o dinheiro do benefício do Programa. Só que com o advento do bloqueio a criança pedia o lanche e a mãe dizia que, infelizmente, não dispunha pois o pão e o leite eram comprados com o recurso que a família recebia. Ele viu que estava sendo prejudicado e contribuiu para que toda a família também fosse por ter faltado a aula. No mês seguinte a criança voltou às aulas e desde então, tornou-se assíduo e preocupado com as atividades escolares.
A profª Fátima Araújo, diretora da Escola Municipal Camila de Lellis interveio e colocou uma situação bastante pertinente para o momento, que foi a mudança de comportamento de um aluno que contribuiu para que o benefício da família fosse bloqueado. Essa mãe ficou impossibilitada de comprar o lanche matutino da família pelo fato do filhinho ter faltado à escola. Acontece que toda manhã o lanche era comprado com o dinheiro do benefício do Programa. Só que com o advento do bloqueio a criança pedia o lanche e a mãe dizia que, infelizmente, não dispunha pois o pão e o leite eram comprados com o recurso que a família recebia. Ele viu que estava sendo prejudicado e contribuiu para que toda a família também fosse por ter faltado a aula. No mês seguinte a criança voltou às aulas e desde então, tornou-se assíduo e preocupado com as atividades escolares.
terça-feira, 4 de maio de 2010
NA LUTA PARA A EMANCIPAÇÃO DAS FAMÍLIAS BENEFICIÁRIAS DO PBF
O Prof. Josafá de Oliveira Rocha falou para as famílias,em torno de 800, acerca da importância da Educação e da Formação de Grupos de Estudos, pelos alunos originários de seios familiares do PBF, na contribuição para a Emancipação. E falou também, das potencialidades peculiares a cada um dos cidadãos presentes e que devem acreditar, que são capazes de desenvolverem seus negócios na zona rural e/ou urbana.
Como reforço ao que o prof falara foi convidado o representante Ricardo Fontes do Crediamigo Cidadão do Banco do Nordeste, que incentiva os pequenos negócios e a formação de associações para criação de emprego e renda. E, assim, as famílias saiam do programa porque se emanciparam financeiramente.
Como reforço ao que o prof falara foi convidado o representante Ricardo Fontes do Crediamigo Cidadão do Banco do Nordeste, que incentiva os pequenos negócios e a formação de associações para criação de emprego e renda. E, assim, as famílias saiam do programa porque se emanciparam financeiramente.
I ENCONTRO MUNICIPAL DAS FAMÍLIAS EM PATU-RN
O Secretário de Assistência Social de Patu-RN,Arrilton Cândido, colocando em prática a vontade de fazer uma boa gestão do Programa Bolsa Família realiza logo mais às 9h de hoje, 04.05.2010, o I Encontro das Famílias Beneficiárias do Programa.Para a palestra foi convidado o Coordenador Estadual das Condicionalidades na Educação, o Prof. Josafá de Oliveira Rocha. Cujo objetivo é conscientizá-las quanto à necessidade de cumprimento de condicionalidades e enfatizar o valor da qualificação dos membros através de cursos
profissionalizantes, que devem ser incentivados pelo poder público municipal, colocando em prática um dos pilares do PBF, que é a implementação dos Programas Complementares. Além de falar do valor da Educação para a Quebra Intergeracional da Pobreza.
profissionalizantes, que devem ser incentivados pelo poder público municipal, colocando em prática um dos pilares do PBF, que é a implementação dos Programas Complementares. Além de falar do valor da Educação para a Quebra Intergeracional da Pobreza.
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