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sábado, 31 de julho de 2010

POR QUE SE FAZ NECESSÁRIO QUE OS ALUNOS BENEFICIÁRIOS DO PBF SEJAM IDENTIFICADOS NOS DIÁRIOS DE CLASSE PELOS PROFESSORES?

- primeiro, estamos lidando com um público em vulnerabilidades. O que já requer um olhar diferenciado e sensível, pois , na maioria das vezes, são oriundos de famílias analfabetas, semi-analfabetas e/ou analfabetas funcionais, o que não propicia um acompanhamento fora do horário das aulas, por seus pais ou responsáveis, estimulando o reforço escolar; e por isto mesmo, não se tem a consciência e a convicção de que a EDUCAÇÃO é o principal componente para a QUEBRA INTERGERACIONAL DA POBREZA;
- segundo, caso o aluno venha ter um comportamento de rebeldia exacerbado, o professor e a escola devem fazer um trabalho junto à família, na perspectiva de identificar o motivo pertinente e acionar, se necessário, a Assistência Social, através do CRAS ou CREAS, dependendo do caso. É importante que a burocracia seja totalmente irrelevante, pois deve haver emergência para estes casos, com a intenção de manter o aluno frequentando e tendo êxito. Agora, no caso de um problema desta natureza o trabalho deve ser feito para superação do problema e não o seu enrraizamento pela rotulação de "aluno que não quer nada", que "não tem futuro", por "ser-filho-de-peixinho-é"...Se faz necessário, como diz Paulo Freire, que sejamos amorosos com os nossos educandos e acredite que todos nascemos bons e o meio é quem nos constrói ou destrói.

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