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quarta-feira, 6 de julho de 2011

A IMPORTÂNCIA DE ACREDITAR NA EFICÁCIA DA EDUCAÇÃO PARA A INCLUSÃO SOCIAL

Cada dia que passa mais me convenço da importância do cumprimento da condicionalidade da Educação pelas famílias beneficiárias do Programa Bolsa Família e do Acompanhamento da Frequência Escolar por parte do poder público. Contudo, percebe-se que não será, tão somente, o mero registro da frequencia com altos índices de informação, que irá efetivamente contribuir para a superação das vulnerabilidades a que este nosso público está exposto. Faz-se necessário que haja vontade política por parte dos governantes(governadores e prefeitos) e seus secretários no sentido de implementarem ações que façam as famílias beneficiárias, suas crianças e adolescentes valorizarem a Educação como meio de inclusão social.

Tenho sido insistente para que os Operadores Másteres Municipais e os Secretários Municipais de Educação trabalhem com todos os professores no sentido de que todos eles conheçam, identifiquem(pode ser com um destaca texto) e desenvolvam ações juntamente com todos os envolvidos da Educação e das áreas afins, quando forem constatados casos de falta e, aí, se faz necessário que os professores tenham em seus diários de classe uma cópia da Tabela de Códigos de Motivos da Baixa Frequência. No entanto, é importante frisar que o fim não é a falta que deve ser colocada no aluno, mas a análise da falta e o encaminhamento para que o aluno faltoso volte a frequentar as aulas e valorizem a Educação como meio de superação da situação de risco social.
Isto sim é que é importante e necessário para que as nossas crianças e adolescentes superem as vulnerabilidades e suas famílias quebrem os elos da perpetuação intergeracional da pobreza.

VAMOS ACREDITAR E EFETIVAR AÇÕES VOLTADAS PARA QUE A INTERSETORIALIDADE ACONTEÇA E CONTRIBUA PARA A SUPERAÇÃO DA MISÉRIA.

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