Páginas

sábado, 20 de novembro de 2010

V ENCONTRO NACIONAL DOS COORDENADORES ESTADUAIS DO PROGRAMA BOLSA FAMÍLIA DA ÁREA DA EDUCAÇÃO, EM BRASÍLIA - DF.

Um Sucesso!!!!! Podemos dizer que o V Encontro Nacional dos Coordenadores do Programa Bolsa Família na Educação foi um sucesso!! Aconteceu no Auditório Cecília Meireles, no Conselho Nacional de Educação, nos dias 17 e 18 de novembro de 2010.

André Lázaro, Secretário da SECAD-MEC; Daniel Ximenes, Diretor da Diretoria de Estudos e Acompanhamento das Vulnerabilidades Educacionais - DEAVE-SECAD-MEC; Conceição Zotta, Mauro Barros, Claudia Lima, Edgar Ervilha, Leila, Marcos, Wilson Gavinho estes do Acompanhamento da Frequência Escolar do Programa Bolsa Família - SECAD-MEC. E, claro, os coordenadores dos 26 Estados e do Distrito Federal.

Daniel Ximenes falou da pesquisa feita acerca do Acompanhamento da Frequência Escolar do PBF, quando mostrou a todos a importância do monitoramento feito pelos OMM, nos municípios.
O importante é percebermos que os resultados positivos deve-se muito à insistência pela permanência dos nossos alunos na escola - Condicionalidade da Educação para que as famílias continuem recebendo o benefício financeiro do PBF. Vemos que com o advento do programa os percentuais de alunos evadidos, que são beneficiários do PBF é menor que alunos que estão nas mesmas condições sócio-econômicas e não são beneficiários.

O Encontro também oportunizou a apresentação de outra pesquisa, que tratou das REFERÊNCIAS POSITIVAS por Wilson Gavinho Filho e abordou a boa vontade dos que trabalham com a Frequência Escolar nos municípios brasileiros e inovam, se desafiam, criam e fazem acontecer para que o trabalho possa contribuir para a inclusão educacional dos beneficiários do Programa.

O Rio Grande do Norte levou como desafio e proposta para 2011, além de continuar o trabalho de incentivo ao aperfeiçoamento da prestação da informação da frequência escolar e o acompanhamento das fragilidades de aprendizagens de boa parte dos nossos alunos, sensibilizar todos da EDUCAÇÃO: professores, diretores, coordenadores pedagógicos e secretários de estado e municipais, suas coordenações e subcoordenações para se articularem e fazerem um trabalho orquestrado, articulado, que tenha como foco a INTERSETORIALIDADE dentro da própria Educação para melhorar os índices educacionais atingindo as vulnerabilidades de aprendizagens dos alunos beneficiários do Programa Bolsa Família.

Um comentário:

  1. Através de catracas ou coletores é possível fazer a gestão de controle de freqüência em tempo real. Enviando inclusive relatórios via sms ou mensagem de e-mail. O sistema roda em plataforma web ou nuvem e pode ser visualizado de qualquer ponto com internet. O sistema freqüência online já roda em varias escolas particulares no RJ e SP, oferecendo relatórios de ausência via sms a pais e diretores. O sistema pode ser aperfeiçoado para todas as escolas publicas do Brasil e ser controlada inclusive a chamada online em sala. Atualmente tenho tentado apresentar essa ferramenta a órgãos públicos. Pois acredito que o Freqüência Online somaria muito para o controle do PBF e seria uma excelente ferramenta ao combate de fraudes e evasão escolar, auxiliando inclusive no repasse de verba do Governo Federal

    ResponderExcluir