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segunda-feira, 4 de janeiro de 2010

O Acompanhamento da Freqüência Escolar do PBF e a Melhoria dos Rendimentos Escolares.

Josafá de Oliveira Rocha

O Rio Grande do Norte acompanha mensalmente um total de 424.306 alunos, sendo 371.744 entre 6 a 15 anos de idade e 52.562 de 16 e 17 anos, oriundos de núcleos familiares, beneficiários do Programa Bolsa Família. Isto corresponde a 40.3% de um montante de 944.406 mil alunos das redes: municipal, estadual, federal, particular e filantrópica, que o Estado tem com dados do Censo Escolar de 2009.
A SEEC/RN preocupada com os rendimentos escolares dessa parcela estudantil está, dentre outras ações, implementando uma articulação entre o Acompanhamento da Freqüência Escolar do PBF e o Projeto Amigos da Escola, que trabalha o incentivo do resgate da solidariedade e do voluntariado. Nesta articulação o objetivo é a formação de grupos de estudos priorizando os alunos Beneficiários do Programa, e que se encontram em defasagem de aprendizagem.
O que se constata é que esses alunos que estão em vulnerabilidade de aprendizagem são, exatamente,os alunos que fazem parte de famílias, cujos pais ou responsáveis são semianalfabetos, analfabetos ou analfabetos funcionais e que, por vezes, não têm como acompanharem, seus filhos nos estudos, em casa, no contra-turno de suas aulas regulares.
Assim, na perspectiva de melhorar a qualidade do Acompanhamento da Freqüência Escolar do PBF, exatamente da parcela mais vulnerável que histórico-sócio-educacionalmente se manteve alijada do contexto escolar, urge uma articulação intersetorial para uma ação conjunta e emergencial contribuindo efetivamente para superação da realidade desse público e, portanto, melhorando o perfil da sociedade potiguar.
Segundo o Coordenador Estadual do Programa Bolsa Família na Educação, o professor Josafá de Oliveira Rocha, o Estado do Rio Grande do Norte tem se mantido sempre entre os primeiros lugares no ránquingue nacional, sendo que nos últimos 2 períodos ficou em 1º lugar com 93% de informação, demonstrando que os municípios têm se preocupado em informar a freqüência escolar, que é a Condicionalidade da Educação. No entanto ele assevera mesmo estando com este percentual dos alunos acompanhados pelo Projeto Presença do MEC, há uma necessidade intrínseca na ânsia de melhorar os rendimentos e incentivar a permanência desses alunos com qualidade na escola.

Um comentário:

  1. Parabéns com isso o nosso Estado só tem a crescer!!
    Parabéns Josafá..........

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