Páginas

segunda-feira, 4 de janeiro de 2010

O Valor da Educação no Programa Bolsa Família

Josafá de Oliveira Rocha

É de extrema importância que a sociedade brasileira veja o grande valor do Programa Bolsa Família na contribuição para emancipação e autonomia das famílias que se encontram em vulnerabilidade social.
No entanto, fez-se necessário que, principalmente, os gestores municipais, se empoderem da verdadeira filosofia do Programa e efetivem a articulação de programas e projetos visando a intersetorialidade de todas as áreas: Educação, Saúde, Assistência Social, Trabalho, Agricultura, etc., que contribuirão para a melhoria da qualidade de vida dessa parcela da sociedade. Isto, por que o município está mais próximo das famílias e sabem quais são as fragilidades e potencialidades de cada grupo, de cada bairro e cada sítio.
Assim, para a melhoria da qualidade da Gestão Municipal do Programa Bolsa Família, faz-se necessária a análise dos resultados do acompanhamento do cumprimento das condicionalidades, que garantem os dois direitos básicos de cidadania que são Educação e Saúde. A partir daí serão dados encaminhamentos e implementações de ações voltadas para a superação das dificuldades de cada município.
Outro fator extremamente importante que contribui para o crescimento e desenvolvimento das famílias è a conscientização e valorização da Educação para a Quebra Intergeracional da Pobreza. Paralelo ao incentivo à permanência das crianças e adolescentes na escola almejando que ingresse em um curso superior, deve –se fomentar a participação dos pais que ainda não adquiriram escolaridade, que cursem a alfabetização de adultos, EJA ou similares e que sirvam de exemplos para seus filhos.

Um comentário: