Páginas

segunda-feira, 4 de janeiro de 2010

Para melhorar a qualidade da Freqüência Escolar do PBF

É de suma importância que se esteja discutindo a Gestão do Acompanhamento da Freqüência Escolar do Programa Bolsa Família visando o aprimoramento para a melhoria da qualidade dos rendimentos escolares, em especial, das crianças e adolescentes, beneficiários do PBF.
Sabe-se que as famílias beneficiárias do Programa, muitas vezes, não têm condições intelectuais e/ou tempo disponível para acompanharem seus filhos em aulas de reforço. E isto se torna fator extremamente importante e preponderante para os resultados, permanência nas escolas e acesso às universidades dessa parcela da sociedade, porque se desestimula nas primeiras dificuldades de avaliação. Chegando à evasão o que se quer ver superada na Educação brasileira.
Acreditando ser possível a superação desta realidade estamos solicitando que no trabalho de matrícula, neste início de ano, as escolas sejam orientadas (professores, diretores, funcionários) para que encontrem macanismos de identificação e fazer um melhor acompanhamento das crianças e adolescentes em particular, do PBF. É importante que esta identificação, realmente, aconteça, pois de uma só vez teremos a possibilidade de melhor acompanhar esses alunos, inclusive, quando forem transferidos para outra(s) escola(s) e/ou cidade, o que se dará condições de orientar às famílias a procurarem e informarem às Secretarias Municipais de Assistência Social e Secretaria Municipal de Educação para que sejam feitas as atualizações de Cadastro familiar e de série/INEP.

Josafá de Oliveira Rocha

Nenhum comentário:

Postar um comentário